sexta-feira, 13 de maio de 2011

Vídeo Currículo

VIDEOCURRICULO
A nova ferramenta para ajudar o candidato na busca por uma recolocação no mercado de trabalho, o vídeocurrículo, está sendo cada vez mais utilizada. No Youtube, cresce o número de vídeocurrículos.
Existem pontos positivos na escolha desta nova maneira de se apresentar e se candidatar a uma vaga, mas é preciso ter cuidado com os pontos negativos. Além dos aspectos já observados na montagem de um currículo tradicional, “de papel”, no vídeocurrículo é necessário observar também a montagem do vídeo, o lugar apropriado para a filmagem, a roupa adequada a ser usada, além da postura e expressão do candidato. 
O candidato precisa ter em mente que embora o vídeocurrículo não substitua uma entrevista, onde há o contato direto com o entrevistador, ele deve ser criado como se assim fosse. Isso agiliza bastante o processo de seleção para os entrevistadores. No vídeo, o recrutador pode observar como o candidato se apresenta, sua aparência, seu vocabulário, sua fluência em outros idiomas e suas expressões (visuais, corporais e verbais). Procure ser o mais natural possível. Não é necessário fazer curso de oratória para gravar bem um vídeocurrículo. Basta seguir um pequeno roteiro, e gravá-lo por partes. O interessante é escrever primeiro o que deseja dizer, treinar algumas vezes e depois fazer uma gravação teste. Seria apropriado solicitar a ajuda de um amigo que posso auxiliá-lo. O modo como o candidato olha para a câmera também é importante, pois seu olhar transmite muito sobre você. Um olhar muito agressivo pode passar uma mensagem intimidante. Por outro lado, um olhar vago e disperso, pode evidenciar medo ou ansiedade. Outra dica interessante é gravar o vídeo da cintura para cima, não havendo necessidade de aparecer o corpo inteiro. Ler algumas técnicas de comportamentos, que podem ser obtidas em livros vendidos em livrarias ou nos próprios sites de busca na internet, também podem ser úteis. Mas lembre-se: tenha sempre senso crítico para filtrar as informações colhidas.
Ø  Roteiro de Videocurriculo
Na criação do roteiro, mantenha a ordem do currículo tradicional, de papel:
    I.    Primeiro se apresente;
  II.    Depois insira breves comentários pessoais, tais como idade e formação;
III.    Em seqüência, seus objetivos pessoais, suas habilidades, experiências que adquiriu e que serão úteis ao cargo que pretende concorrer;
IV.     Após isso, cite as últimas três empresas em que trabalhou, da mais recente para a mais antiga;
   V.    No momento em que citar os idiomas, fale na língua que tem tal fluência, especificando o curso, nível e temporadas no exterior se houver;
VI.    Cite, de forma breve, as participações em seminários, congressos, palestras e feiras das quais participou.
VII.    Dois ótimos conselhos que o candidato não deve esquecer: ao compor seu roteiro, seja breve, específico, fale com segurança, não use gírias, não fique se auto-elogiando. Além disso, confira sempre o português: concordâncias verbais e nominais, conjugação de verbos e plurais;
VIII.    Por fim, não seja muito extenso. O vídeo deve ter, no máximo, quinze segundos.

Ø  Como fazer?
         Os candidatos podem fazer a gravação com suas câmeras digitais pessoais, mas devem ter o cuidado de verificar se a gravação está bem editada. Caso não esteja, há programas de fácil manuseio disponíveis na internet que atendem bem à edição de vídeos caseiros.
Mas se ainda assim não ficar bom, não exite em contratar um profissional. Este é um cuidado especial que os candidatos à carreira publicitária, principalmente, devem ter. As inovações criativas, como apresentação de trabalhos fotográficos, trechos de filmagens, arquivos em Power Point devem ser dosados para não ficarem cansativos e entediantes, o que anuviaria o propósito do videocurrículo. Uma idéia é gravar o vídeo como se fosse uma entrevista. Peça a um amigo que faça perguntas ou deixe subentendido que você está respondendo perguntas feitas por alguém.
Quanto a forma de envio do vídeocurriculo, como na verdade, esta é uma ferramenta nova, as pessoas ainda não tem um critério específico para utilização  vídeo currículo. Assim, a melhor opção fica a critério do candidato. Enviar por e-mail, deixar postado no seu blog pessoal para quem quiser baixar, postar no Twitter, no Facebook e etc...
        E aí, gostou da novidade? Não se acanhe e aproveite cada vez mais todas as formas e ferramentas disponibilizadas para que as empresas cheguem até você.
Seguem abaixo alguns links para quem tenha a curiosidade de ver um bom vídeo currículo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário