sexta-feira, 27 de maio de 2011

Distribuindo seu currículo

DISTRIBUINDO SEU CURRÍCULO

Todos nós já passamos pela experiência angustiante de procurar um emprego. Vez após vez entregar, comparecer a entrevistas, alimentar esperanças, dar-se por vencido. E muitas vezes, reiniciar todo este ciclo muitas vezes. E além de tudo isso, tentar manter-se emocionalmente estimulado.
Mas procurar um emprego é um objetivo a ser atingido, e para alcançá-lo, temos que lutar contra todos os desejos de desistência e desânimo. O que precisamos então para ter êxito? Bem, assim como um atleta treina de forma adequada para extrair o máximo de sua capacidade física, procurar um emprego requer também persistência, disciplina e o mais importante: se manter motivado sempre.
Primeiro temos que traçar uma meta. “Qual setor do mercado quer trabalhar? Para aqueles que desejam mudar de atividade profissional, a jornada em busca de uma nova colocação requer persistência extra, uma vez que começará do zero novamente, competindo com outros candidatos com vasta experiência profissionais.
Depois de consideradas estas informações iniciais, é chegada a fase de distribuição de seu currículo. Não distribua currículos esperando “qualquer resposta” ou “qualquer coisa” só porque assinam carteira ou porque está desempregado. Planeje sua vida profissional, sua trajetória, e percorra esse caminho como uma busca conscienciosa, como um objetivo a ser alcançado, pré-definido: o de tornar-se o melhor que puder ser naquilo que escolheu realizar.
Já com um currículo bem elaborado em mãos, vamos agora à tarefa de distribuí-lo com eficácia. Consideraremos agora as várias formas utilizadas de pôr seu currículo no caminho certo até o seu sucesso.
4.1 - Network ou Propaganda “boca-a-boca”
Este é o popularmente chamado “QI” (quem indique). É uma rede de relacionamento muito eficaz. Pode ser incluída nesta rede qualquer pessoa com grande potencial de levar seu currículo ao destino desejado por você. Podem ser contatos de amigos, colegas do curso, patrões dos seus parentes, a amiga da sua prima, etc. Todos são sérios candidatos a ajudá-lo a conseguir uma boa vaga. Esse hábito é tão eficiente que pesquisas no mundo todo sugerem que quase 70% das oportunidades preenchidas são graças às indicações que surgem à partir de conhecidos de confiança.
Uma dica então: Já fez sua lista de prováveis contatos? Ainda não?! Então pare e faça. Ela é muito eficaz e poderá lhe ajudar muito.
Somente uma nota de advertência: Todos podem ter a grande chance de ajudar alguém, de ser aquele que consegue a oportunidade de emprego para um conhecido, inclusive você, estando ou não empregado. Então um conselho: Se conseguir um emprego, e vier a indicar alguém, tenha certeza que confia em quem está indicando. Certifique-se que essa pessoa possui boas referências de honestidade e integridade. A boa reputação ainda é o melhor indicador em que podemos confiar para que no futuro não nos arrependamos ou coloquemos, inclusive, nosso próprio emprego em risco. Quando alguém age sem ética profissional, não só perde a credibilidade e mancha a sua reputação, mas também prejudica quem o indicou.
4.2 – Internet
De todas as ferramentas utilizadas por um candidato, a internet é a mais econômica. E além de barata, é rápida. Existem muitos modos de concorrer à vagas na internet: pode-se candidatar diretamente nos sites especializados em recolocação profissional (por exemplo: Zap, Catho, Mananger, Curriculum, elancers, Gelre, Infojobs, Vagas, Empregos, etc.); preencher cadastro diretamente nos sites que algumas empresas disponibilizam geralmente numa seção chamada “trabalhe conosco” (Wal-Mart, Lojas Americanas, Brastemp, etc.); ou ainda inscrever-se em grupos que recebem e-mails contendo propostas; ou para aqueles mais ousados, criar um portfólio (ideal para publicitários), ou um blog, ou ter sua própria página pessoal (como por exemplo: Visual CV ou Gid Tide, ambos ainda somente em inglês). Alguns destes instrumentos já foram citados no capítulo anterior. Abaixo, segue uma lista com alguns sites que podem ajudar você a distribuir o seu currículo:

4.3 - Headhunters 
É o caçador de profissionais para algumas áreas especializadas, com perfil definido pelas empresas que estão contratando. Geralmente utilizado por grandes corporações e cargos de diretoria. Eles “capturam” o profissional ideal em qualquer lugar: outro país, outra empresa, etc.
4.4 – Agências
Ótimos lugares de se cadastrar currículos. Mas é preciso atentar para uma importante questão: as agências geralmente são especializadas num determinado segmento de mercado. Por isso, ao escolher uma agência é importante perguntar que segmento ela atua. Se não for de seu interesse trabalhar em produção industrial ficará difícil cadastrar seu currículo numa agência especializada apenas neste tipo de recolocação. Mesmo porque a responsabilidade da seleção é transferida para as agências. E uma empresa trabalha, muitas das vezes, com três a quatro delas para manter as especializações definidas (ou seja, se a empresa deseja um auxiliar administrativo, envia a proposta para a agência A, mas se deseja um auxiliar de produção, envia para a agência B). São poucas as agências que concentram várias áreas profissionais numa só. E como nas agências o candidato passa por várias etapas: preenchimento de formulários, provas, entrevistas, não gaste suas energias numa agência em qual segmento não é o seu foco ou seu interesse.
Normalmente, os “guias de serviços” como páginas amarelas possuem os endereços e telefones das agências de emprego da sua cidade mais próximas de você. Além disso, você pode também utilizar a ferramenta da Internet, e colocar nos sites de busca, como o Google[1], para pesquisar “agências de empregos no Rio de Janeiro”, por exemplo.
4.5 - Classificados de Jornais
São uma excelente opção porque geralmente estão divididos em categorias profissionais. E porque também são o meio utilizado por Headhunters, empresas e agências para divulgar uma vaga efetiva de forma direta. É um meio também de inverter o processo, ou seja, o candidato pode apresentar-se como profissional com a descrição principal de suas habilidades, colocando ele próprio seu anúncio, divulgando seu interesse por um determinado segmento de mercado. Mas, cuidado!!! Evite frases de efeito tais como: “procura-se emprego de ...” ou “candidato-me a ...” A melhor maneira ainda é ser direto, sucinto e preocupar-se com suas descrições profissionais apenas, nada de detalhes pessoais.
Para fazer um classificado, você precisa, primeiramente, escolher o jornal no qual pretende fazer o seu anúncio. Posteriormente, você deve entrar em contato, por telefone ou por e-mail, para realizar o anúncio pretendido. Para pesquisar os telefones e endereços de e-mail/site dos jornais desejados, você pode utilizar o 102 e pedir o telefone específico do classificados do jornal que deseja; os “guias de serviço” citados anteriormente ou a própria internet, também nos sites de busca, digitando, por exemplo, “classificados o globo”.
4.6- Cartões de Visita
A confecção de cartões de visita contendo nome, telefone, endereço de e-mail e atividade profissional é ainda muito interessante para profissionais em geral, mas principalmente para o profissional liberal. E é altamente recomendável que qualquer profissional criativamente o possua e distribua entre amigos, conhecidos, vizinhos, conhecidos de faculdade, e etc. Quanto maior número de pessoas que saiba da sua atividade profissional, maior a possibilidade de você encontrar emprego em determinada área.
Lembre-se que a mensagem do cartão deve ser de clara, objetiva e leve. Não utilize textos grandes e sempre que possível, preze por uma boa apresentação.

Bom Trabalho!!!
E Sucesso!!!

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